UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/04/2010 - 07h38

Economia chinesa avança 11,9% no primeiro trimestre

SÃO PAULO - O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 11,9% nos três primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2009, somando 8,06 trilhões de yuan (US$ 1,19 trilhão). A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Departamento Nacional de Estatísticas do país.

A taxa acabou 5,7 pontos percentuais acima daquela apurada um ano atrás, quando o crescimento econômico abrandou para 6,2%, a menor leitura em uma década.

O resultado do primeiro trimestre também foi melhor do que o verificado nos três últimos meses de 2009, quando a economia avançou 10,7%.

"Com a implementação do pacote de estímulo para combater a crise financeira global, a economia chinesa teve um bom início neste ano, com o ímpeto da recuperação continuando a se consolidar", declarou o porta-voz do organismo de estatísticas, Li Xiaochao.

Ele notou que o crescimento de 11,9% no primeiro trimestre é resultado, em grande parte, de uma fraca base de comparação de 2009 e das medidas de estímulo do governo.

Li Xiaochao acrescentou que as condições econômicas continuam"muito complicadas"e que existem ainda uma série de dificuldades.

"A economia mundial está gradualmente se reaquecendo de uma maneira desigual e enfrenta incertezas, com os preços das commodities subindo expressivamente e muitos países registrando crise da dívida soberana", observou.

O porta-voz do departamento de estatísticas chinês afirmou, contudo, que apesar de existirem dificuldades, a China pode crescer 8% neste ano.

Os dados são da agência chinesa de notícias Xinhua.

(Juliana Cardoso | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host