UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/04/2010 - 13h48

Fitch atribui rating BBB- à emissão de notas da Votorantim

SÃO PAULO - A Fitch Ratings atribuiu a classificação"BBB-"à proposta de emissão de notas seniores da Votorantim Participações (VPAR), no montante de 500 milhões de euros.
As notas serão emitidas pela subsidiária Voto-Votorantim Limited, sediada nas Ilhas Cayman, e garantidas pela VPAR. Os recursos serão utilizados para amortização de dívidas, entre outras finalidades.

Segundo a Fitch, o rating reflete os fortes fundamentos de longo prazo dos negócios industriais da companhia - maior produtora de cimento no Brasil e sexta maior do mundo; produtora de metais não-ferrosos, como zinco, níquel e alumínio; e co-controladora da Fibria, produtora de celulose de mercado com o menor custo do mundo.

Todas essas companhias possuem elevada alavancagem operacional, e seu fluxo de caixa deverá apresentar acentuada recuperação em 2010, devido aos fortes preços das commodities, o que deverá auxiliar a redução da dívida, diz a Fitch. . A VPAR já envidou esforços para fortalecer sua governança corporativa, em especial na administração de riscos.

A VPAR também possui um braço de finanças, que inclui o Banco Votorantim, cujo rating é"BBB-". Um fator-chave para o rating do banco é a participação de 50% do Banco do Brasil, que garante ao Banco Votorantim acesso ao segmento de financiamento ao varejo. Além disso, a Fitch entende que o Banco Votorantim contaria com o suporte futuro do Banco do Brasil, se necessário.

A Fitch avalia que a alavancagem da Votorantim é elevada para seu atual rating, mas a empresa está começando a reduzi-la diante dos planos de melhora financeira. Em 2009, a dívida líquida foi reduzida em R$ 9,8 bilhões, para R$ 14,4 bilhões.
(Téo Takar | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host