UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/04/2010 - 17h18

Em novo recall, Toyota faz ajuste em 9,4 mil Lexus GX 460

SÃO PAULO - A Toyota anunciou nesta segunda-feira um novo recall. O modelo alvo, desta vez, é o Lexus GX 460, ano 2010, que apresenta problemas no sistema de controle de estabilidade do veículo (VSC, na sigla em inglês).

Segundo o comunicado da companhia, o recall atingirá 9,4 mil veículos e servirá para melhorar o software no sistema de controle. O VSC, quando em perfeitas condições, ajuda a controlar uma possível derrapagem em uma curva.

"Nossos engenheiros conduziram testes para confirmar o desempenho do VSC. (...) estamos certos de que esse update no software de VSC resolve as preocupações", afirmou o diretor de qualidade da Toyota para os EUA, Steve St. Angelo.
A empresa garante que todos as lojas que vendem o Lexus terão a melhoria do software feita no fim de abril e enfatiza que nenhum outro veículo Toyota, Lexus ou Scion está envolvido neste recall.

A empresa não especificou onde ocorrerá o recall, mas disse que no início de maio começará a enviar cartas para os proprietários dos veículos incluídos no chamado.
A Toyota prometeu ainda que a Lexus vai dar um veículo cortesia para qualquer pessoa que comprou o Lexus GX 460 e tem preocupações em dirigi-lo, até que o processo recall se complete.

Na semana passada, a montadora japonesa já tinha decidido suspender temporariamente a produção do modelo, depois que a revista americana Consumer Reports afirmou que o utilitário esportivo (SUV, na sigla em inglês) apresentava um alto risco de sofrer um capotamento em determinados tipos de manobras.

Na reportagem, a Consumer Reports afirmou que, durante testes de manobra, a SUV de sete lugares deslizou e quase tombou antes que o sistema eletrônico de estabilidade recuperasse o controle. A revista avaliou que o problema poderia provocar um acidente por capotamento em uma situação real de manobra.
(Vanessa Dezem | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host