UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/04/2010 - 12h40

S & P piora classificação de risco da Grécia

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Standard & Poor´s rebaixou novamente a nota de crédito soberana da Grécia. O rating de longo prazo caiu de"BBB+"para"BB+"e o de curto prazo baixou de"A-2"para"B", ambos com perspectiva negativa.
Ao mesmo tempo, a agência atribuiu nota 4 para as emissões da dívida do país, o que significa a estimativa de que os compradores de bônus possam ter uma recuperação"mediana"(30% a 50%) do investimento no caso de um calote.
O rebaixamento, segundo a S & P, resulta de novas avaliações dos riscos enfrentados pela economia do país. As opções do governo estão escasseando, por causa das baixas perspectivas de crescimento e das crescentes pressões para medidas de ajuste fiscal, diz a agência."Os riscos de financiamento de médio prazo relacionados à elevada dívida pública estão crescendo, apesar dos planos de consolidação do governo", afirmam os analistas, em nota.
Em dezembro de 2009, a Standard & Poor''s já tinha cortado a nota soberana da Grécia de"A-"para"BBB+". Além disso, a classificação foi colocada em perspectiva negativa. No fim de fevereiro, a S & P optou por manter a nota, mas alertou sobre uma nova redução. Hoje também a S & P rebaixou o rating soberano de Portugal, mas este ainda é superior ao da Grécia
(Paula Cleto | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host