UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/04/2010 - 12h38

Após Grécia e Portugal, S & P rebaixa rating da Espanha

SÃO PAULO - Um dia depois de rebaixar a nota soberana de Portugal e Grécia, a agência de classificação de risco Standard and Poor´s (S & P) resolveu fazer o mesmo com relação à nota da Espanha. Assim, o rating de longo prazo do país foi de AA+ para AA. A perspectiva é negativa, o que implica a possibilidade de nova revisão para baixo. A nota de crédito soberana de curto prazo foi mantida em A-1+.

A S & P explicou que sua ação reflete uma reavaliação das projeções macroeconômicas no médio prazo, notando que a atividade econômica espanhola pode passar por um período de maior apatia do que o previsto inicialmente.

"Projetamos agora que o crescimento real do PIB ficará em média de 0,7% ao ano em 2010-2016, ante a expectativa anterior de se situar acima de 1% ao ano no mesmo período", comentou o analista de crédito da S & P, Marko Mrsnik.

A agência reforçou a estimativa de que o déficit fiscal em 2010 ficará em linha com a meta do governo de 9,8% do PIB. Mas, no médio prazo, a S & P espera um desempenho mais fraco das receitas e pressões maiores de gastos do que aquelas contempladas pelo governo.

(Juliana Cardoso | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host