UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/04/2010 - 15h39

Fed nota sinais de melhora na economia, mas mantém juro baixo

SÃO PAULO - Embora tenha notado sinais de melhora na situação da economia, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) ainda considera adequado manter uma política de juro quase zero. A decisão de deixar a taxa dos Fed Funds na faixa entre 0% e 0,25% ao ano foi acatada por quase todos os membros do comitê de política monetária (FOMC, na sigla em inglês), com exceção de apenas um integrante.
O comunicado que acompanhou a decisão do comitê tem início dizendo que o mercado de trabalho"está começando a melhorar"e que o crescimento no gasto do consumidor se acelerou recentemente. O Fed citou bons sinais até no mercado imobiliário, com aumento nos alvarás de construção - embora esse setor ainda permaneça deprimido.

Apesar desses sinais de recuperação, o Fed repete, como em reuniões anteriores, que o juro básico do país vai ficar perto de zero"por um período extenso". Para o banco central, o alto desemprego, o aperto na oferta de crédito, a renda deprimida e a fraqueza do ramo de construção são fatores que ainda limitam a retomada da atividade e que justificariam a continuidade da política atual de juro baixo.
O presidente da unidade regional do Fed em Kansas, Thomas Hoenig, votou contra a decisão, como tem feito desde janeiro. Para ele, não há mais justificativa para manter a política atual por um período extenso. Ele argumenta que manter essa frase no comunicado pode levar a desequilíbrio futuro nas contas da autoridade monetária, aumentar os riscos para a estabilidade financeira e limitar a flexibilidade do Comitê de iniciar um ciclo de alta nos juros.
A autoridade monetária também confirmou ter encerrado linhas especiais criadas para dar liquidez ao sistema financeiro. A única remanescente - a TALF (Term Asset-Backed Securities Loan Facility, uma linha de crédito para a compra de títulos garantidos por ativos) termina em 30 de junho para garantias em hipotecas novas e 31 de março para outros tipos de garantia.
(Paula Cleto | Valor )

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host