UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/04/2010 - 16h58

Sondagem da CNI confirma otimismo dos empresários com a economia

BRASÍLIA - A Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que os empresários mantém o otimismo em relação ao comportamento da economia brasileira no próximo semestre. A situação positiva põe foco na falta de trabalhador qualificado, que passou a ser um dos problemas principais das pequenas empresas.

Realizada entre os dias 5 e 15 de abril, a pesquisa captou a percepção dos empresários da indústria para os seis meses à frente. E também colheu dados sobre o comportamento da produção, por exemplo, no primeiro trimestre do ano.

A expectativa em relação à demanda interna situou-se em 65,7 pontos, ligeiro recuo sobre os 66,1 pontos de março. Mesmo assim, bem acima da linha divisória dos 50 pontos, que marca positivo quando está acima e negativo nos números abaixo desse limite.

Sobre novas contratações, o índice ficou em 57,4 pontos ante 55,1 pontos em janeiro de 2010, ou 44,8 pontos em abril de 2009. A indústria farmacêutica lidera as intenções de aumento do número de empregados, com 63,5 pontos, seguida de vestuário (62,8) e borracha (62,5).

As expectativas de compra de matérias primas caiu 0,5 ponto sobre os 63,2 pontos de março, para 62,7 pontos em abril. Mesmo assim, segundo o economista da CNI, Marcelo Azevedo,"o índice reflete as boas perspectivas quanto à demanda interna e externa." Mas em relação às exportações, o índice sobre aumento na quantidade a ser vendida no exterior recuou de 54,6 pontos em março para 52 pontos no mês passado. Azevedo, porém, lembra que o índice está na faixa positiva e"ainda reflete boas expectativas." Ao questionar quais problemas tiram o sono do empresário, a Sondagem da CNI apurou que a alta carga tributária ainda lidera, com 64,5 pontos, seguida da competição acirrada (40,7), alto custo de matérias primas (24) e falta de trabalhador qualificado (23,7). Para as pequenas empresas, a falta de pessoal qualificado subiu para o terceiro lugar, com 27,9 pontos.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host