UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/04/2010 - 15h28

Sondagem da CNI mostra recorde de situação financeira da indústria

BRASÍLIA - Com uma situação financeira em nível recorde de satisfação e uma trajetória de expansão homogênea, os empresários da indústria brasileira mantiveram em abril expectativa otimista, acima da média histórica, para os próximos seis meses. É o que mostra sondagem divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os dados da indústria em geral confirmam dados positivos divulgados ontem sobre desempenho das fábricas paulistas.

Segundo a CNI, a recuperação atinge a todos os setores, a empresas de todos os portes, com produção e emprego crescendo"de forma intensa".

A situação financeira, que mede o financiamento de todos os gastos das empresas, registrou no primeiro trimestre uma média de 53,2 pontos - sendo considerada positiva a posição acima de 50, e negativa abaixo disso. É o patamar mais satisfatório apurado na série, iniciada para essa questão, em abril de 2007.

No quarto trimestre de 2009, a situação financeira ficou em 52,9 pontos na média, ante 43,3 pontos para o primeiro trimestre do mesmo ano.

O economista da CNI, Marcelo Azevedo, explicou que esse quadro geral melhorou pelo quarto trimestre consecutivo até março. Para tal cenário, contribuiu a melhora do acesso ao crédito, embora ainda na faixa negativa, com média de 45,3 pontos ante 32,4 pontos em igual período de 2009.

Também a margem de lucro operacional da indústria subiu no primeiro trimestre para 48,1 pontos, com forte expansão sobre os 36 pontos de período igual de 2009.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host