UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/05/2010 - 16h45

ANP deve anunciar semana que vem avaliação de poço no pré-sal

RIO - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve anunciar na semana que vem a avaliação do poço perfurado na bacia de Santos no âmbito do processo de cessão onerosa para a Petrobras.

O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, não revelou estimativas de volume, mas indicou que será necessária uma segunda perfuração para totalizar os 5 bilhões de barris de reservas estimadas para o processo de capitalização com cessão onerosa. Segundo ele, o segundo poço começará a ser perfurado "no curto prazo".

"Acho muito bom em termos do pré-sal, é dessas bitolas que se ouve falar aí", disse Lima, ao ser perguntado sobre as informações de que o poço ANP 1 teria até 2 bilhões de barris de óleo recuperável. "Mas acho difícil esse primeiro poço atender (a necessidade de 5 bilhões de barris)", acrescentou.

Lima revelou que houve atraso nos cálculos para determinar as estimativas obtidas no poço perfurado. De acordo com o diretor-geral, o atraso foi causado pela opção de traçar cenários diferentes para a taxa de recuperação de óleo.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host