UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/05/2010 - 17h20

Drawback isenção valerá para próximas compras de insumos nacionais

BRASÍLIA - O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, explicou que uma das medidas do pacote de incentivo à exportação, o drawback isenção, será estendido às próximas compras de insumos nacionais pelas empresas exportadoras.

Ele explicou que a empresa exportadora terá incentivo na reposição do estoque para novas produções. Assim, quem vendeu ao exterior pode usar essa venda para obter isenção de impostos nos insumos que vai comprar para a próxima produção a exportar.

Segundo o ministro, antes, essa regra só existia para a empresa exportadora que adquiria os insumos no exterior, para sua produção. Agora, vale também para quem comprar matéria-prima no Brasil.

O ministro destacou que além de estimular o exportador, a medida também vai beneficiar as compras e aumentar as vendas internas.

Técnicos do ministério informaram que a medida pode beneficiar cerca de 13% do universo de empresas exportadoras que recorrem ao sistema de drawback em suas três modalidades, o que equivale a cerca de 2,5 mil companhias.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host