UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/05/2010 - 14h41

Lucro do BNP Paribas cresce, com exposição à Grécia de 5 bi de euros

SÃO PAULO - O banco francês BNP Paribas apresentou hoje resultados que mostram a recuperação do setor financeiro e afirmou que sua exposição aos negócios na Grécia limitam-se a 5 bilhões de euros.

Segundo o balanço divulgado pela companhia, o lucro líquido totalizou 2,28 bilhões de euros nos três primeiros meses do ano, refletindo um avanço frente ao montante de 1,56 bilhão de euros registrado no mesmo período do ano passado. Os resultados vieram acima das expectativas de alguns analistas, que esperavam ganhos de 1,6 bilhão de euros, e se refletiram no avanço de todas as divisões da instituição. No banco de varejo, o lucro antes dos impostos cresceu 69%, para 1,28 bilhão de euros. No segmento de corporate e investimentos os ganhos subiram 35%, para 1,7 bilhão de euros, enquanto na divisão de soluções de investimentos, a alta registrada chegou a 55%, para 467 milhões de euros. Impulsionou os resultados do BNP a aquisição do banco belga Fortis, durante a crise em maio do ano passado, além da redução das provisões no período. A receita somou 11,53 bilhões de euros até março, o que representa uma alta anual de 22%. As provisões para perdas com empréstimos futuros, por sua vez, declinaram 27%, para 1,34 bilhão. Para 2010, a companhia prevê um nível de provisão semelhante ao registrado no primeiro trimestre, segundo afirmou o executivo-chefe do banco Baudouin Prot.

Em nota, o banco afirmou ainda que o BNP Paribas tem exposição de 5 bilhões de euros à dívida soberana da Grécia, além de exposição em investimentos comerciais - essencialmente no setor naval - que atingem cerca de 3 bilhões de euros. (Vanessa Dezem | Valor com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host