UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

06/05/2010 - 13h07

Pedidos de falências caem 25% em abril, aponta Serasa

SÃO PAULO - Diminuiu a quantidade de requerimentos de falências por empresas em abril, revelou uma pesquisa da Serasa Experian. A queda foi de 25,1% no mês passado em relação a março, passando de 195 pedidos para 146.

De acordo com os economistas da Serasa, os motivos do declínio foram o crescimento da atividade econômica no país e o menor número de dias úteis em abril, na comparação com março - foram 20 dias úteis contra 23.

Entre as micro e pequenas empresas, a queda foi de 26,8% entre março e abril, passando de 123 para 90. Entre as médias, o recuo foi de 9,1%, de 44 para 40. Por fim, as companhias de grande porte registraram uma diminuição de 42,8% (de 28 para 16).
Também houve queda nas recuperações judiciais requeridas, de 37 para 32, e nas recuperações judiciais deferidas, que passaram de 30 para 19, na mesma base comparativa.

O advogado Alfredo Bumachar, especialista em recuperações judiciais e falências, avalia que a queda no número de recuperações judiciais requeridas ocorreu porque os empresários estão mais cautelosos diante da melhora do cenário econômico.

"Na crise, antes que a situação financeira se agravasse, o empresário recorria logo à recuperação judicial, evitando possíveis falências. Agora, eles ganharam mais fôlego para postergar o pedido de recuperação, buscando crédito e outras alternativas para seus problemas financeiros", explicou.

No entanto, o número de falências decretadas aumentou em abril, no embate com março, passando de 64 para 68. De qualquer maneira, na opinião dos economistas da Serasa, a perspectiva é de queda no número de falências e recuperações judiciais, por conta das melhores condições financeiras das empresas e pela recuperação, mesmo que lenta, do crédito às empresas.

Eles acreditam que a perspectiva de novas altas da taxa Selic, hoje em 9,5% ao ano, não deve ter impacto negativo sobre os indicadores de insolvência corporativa.

(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host