UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/05/2010 - 16h42

Eletrobrás destaca competitividade de chineses na área de transmissão

RIO - O superintendente de operações no exterior da Eletrobrás, Sinval Gama, comentou a entrada no Brasil da estatal State Grid Corporation of China, maior companhia de transmissão e distribuição de energia chinesa. A empresa anunciou ontem a compra do controle de sete das 12 empresas da Plena Transmissoras, controlada pelas espanholas Elecnor, Isolux e Cobra. As sete empresas vendidas possuem a concessão de cerca de 3 mil km de linhas de transmissão, de um total de 6 mil km que pertenciam às espanholas.

"É uma empresa com muito capital, com muita experiência e com muito financiamento. Vai ser um player que fará com que todos nós - brasileiros, estatais, privados e estrangeiros que atuam no Brasil - tenhamos alguém mordendo nossos calcanhares", comentou.

Sinval revelou que chegou a se reunir dias atrás com a empresa chinesa para discutir uma possível parceria para um projeto fora do Brasil. "Eles são competitivos e vão melhorar a qualidade do processo no Brasil. Os chineses têm olhos fechados, mas nós é que temos que abrir os olhos", acrescentou.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host