UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/05/2010 - 20h15

Eletrobras quer antecipar em 6 meses início da geração em Belo Monte

BRASÍLIA - O diretor de engenharia e planejamento da Eletrobras, Valter Cardeal, disse hoje que a estatal pretende antecipar em pelo menos seis meses o início da geração de energia da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA). "Queremos antecipar a geração para que não haja risco de ocorrer nenhum atraso", declarou.

Cardeal afirmou que o consórcio vencedor do leilão de concessão da hidrelétrica, realizado em abril, prevê a assinatura dos contratos no mês de julho. A data prevista inicialmente no cronograma da Agência Nacional de Energia Elétrica para a assinatura dos contratos era em setembro.

Como as regras do leilão preveem o início da operação da usina após cinco anos da realização da licitação (denominado leilão A-5), a hidrelétrica teria de começar a gerar energia a partir de 2015.

Cardeal destacou ainda que a geração antecipada não tem como objetivo ampliar a margem de lucro dos investidores, mas sim garantir o suprimento de energia dentro do prazo estipulado no leilão.

Segundo o executivo, o consórcio tem mantido contato permanente com o Ibama para agilizar a emissão da licença provisória, que permite o início do canteiro de obras. Na sequência, o empreendimento terá de obter a licença de instalação, para que usina possa ser efetivamente construída.

(Rafael Bitencourt | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host