UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/05/2010 - 11h02

Presidente da China ressalta importância de ter boas relações com EUA

SÃO PAULO - China e Estados Unidos realizaram nesta segunda-feira novo encontro para discutir temas importantes, como comércio, investimento, a situação da economia global e mudanças climáticas.

Na cerimônia de abertura, o presidente chinês Hu Jintao reforçou a importância de desenvolver as relações entre Pequim e Washington. Na avaliação dele, bons laços bilaterais contribuem para a paz, estabilidade e prosperidade na região Ásia-Pacífico e no mundo.

O dirigente chinês avaliou como natural haver discordâncias entre China e EUA em determinadas questões tendo em vista as circunstâncias diferentes de cada país.

"O que é importante é respeitar e acomodar os principais interesses de cada um e fortalecer os fundamentos da confiança mútua", declarou Hu Jintao.

Ele salientou a soberania, a independência e a integridade territorial como os direitos básicos de um país. Sobre o yuan, disse que a China vai continuar avançando firmemente na reforma do mecanismo da taxa de câmbio sob os princípios da tomada de decisão independente, controle e gradualidade.

As informações são da agência Xinhua.

(Juliana Cardoso | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host