UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/05/2010 - 16h44

Receita de exportação de papel e celulose cresce 39,5% no quadrimestre

SÃO PAULO - A receita de exportação de papel e celulose chegou a US$ 2,2 bilhões no primeiro quadrimestre do ano, o que representa um crescimento de 39,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, informou hoje a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). O volume de fibra exportada cresceu 9,8% na mesma base de comparação, totalizando 2,8 milhões de toneladas.

A produção de celulose aumentou 11,3% nos quatro primeiros meses de 2010, passando para 4,6 milhões de toneladas. A Bracelpa destaca, além da tendência de crescimento das exportações para a China, a retomada das compras pela Europa.

Em relação ao papel, as vendas domésticas chegaram a 1,6 milhão de toneladas (elevação de 11%), enquanto a produção registrou crescimento de 8,8%, para 3,2 milhões de toneladas.

Segundo a Bracelpa, os resultados indicam que o mercado interno, principal destino da produção de papel brasileira, continua refletindo o crescimento do consumo no País. Os números de vendas de papel cartão e de papel de embalagem reforçam esse cenário. O saldo da balança comercial do setor foi de US$ 1,6 bilhão no primeiro quadrimestre do ano, crescimento de 40,4% ante o mesmo período de 2009. (Ana Luísa Westphalen | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host