UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/05/2010 - 16h13

Terremoto no Acre não casou danos à população local, avalia UnB

BRASÍLIA - O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) informou hoje que o terremoto de magnitude 6,5 registrado hoje, às 13h22, no estado do Acre não foi capaz de produzir danos à população local.

De acordo com o pesquisador do Observatório Sismológico da UnB, George Sand França, o impacto da magnitude de 6,5 na Escala Richter foi neutralizado pela profundidade em que ocorreu a movimentação de placas.

"Tremores como este, muitas vezes, não são percebidos. Especialmente, neste caso, que ocorreu a 580 quilômetros da superfície", afirmou o pesquisador do Observatório Sismológico e professor do Instituto de Ciências da UnB.

O epicentro do terremoto foi a 127 quilômetros da cidade de Cruzeiro do Sul. O abalo sismográfico foi divulgado primeiro nos Estados Unidos, pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O pesquisador da UnB informou que a instituição norte-americana desenvolve trabalhos com outros centros sismológicos brasileiros que registraram simultaneamente o incidente.

França ressaltou que alguns moradores de Cruzeiro do Sul foram consultados sobre o terremoto e informaram não ter percebido qualquer tremor. Recentemente, a região havia sido registrado outro terremoto com magnitude 5,6.

(Rafael Bitencourt | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host