UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/05/2010 - 09h56

Coreia do Norte ameaça com ação militar contra Coreia do Sul

SÃO PAULO - As tensões na península coreana se intensificaram nesta terça-feira, após a Coreia do Norte ter acusado sua vizinha do Sul de violar sua fronteira marítima. De acordo com a agência sul-coreana Yonhap, a Coreia do Norte teria colocado seus exércitos a postos e ameaçado tomar medidas militares caso a Coreia do Sul continue invadindo suas águas. A agência destaca que, em documento, a Coreia do Norte teria informado a identificação de dezenas de navios de guerra sul-coreanos nas águas do país. "Essa é uma provocação deliberada que visa a outro conflito militar e, assim, levar as atuais relações Norte-Sul à fase de guerra", diz um trecho do documento citado pela Yonhap.

"Se as invasões do lado sul em nossas águas territoriais continuar, o (Norte) vai colocar em vigor medidas práticas militares para defender suas águas", destaca o comunicado divulgado pela agência oficial de notícias norte-coreana e citado pela Yonhap.

As tensões entre as duas Coreias começaram a se acirrar na semana passada, quando um estudo realizado por especialistas de diversos países apontou a Coreia do Norte como a responsável pela fabricação do torpedo que afundou um navio sul-coreano em março deste ano, provocando a morte de 46 tripulantes. (Francine De Lorenzo | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host