UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/05/2010 - 13h31

FMI espera redução da volatilidade dos mercados até o fim do ano

SÃO PAULO - O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn, afirmou que a volatilidade do mercado financeiro mundial vai diminuir até o fim deste ano. Segundo ele, as previsões são difíceis, pois há uma falta de confiança que influencia os investidores, mas os mercados se tornarão mais estáveis no decorrer de 2010.

Com relação à crise mundial, no entanto, Strauss-Kahn acredita que é um problema de longo prazo que, ao mesmo tempo, tem exigido medidas também de longo prazo. "Mas (a recuperação mundial) está a caminho." Para Strauss-Kahn, a crise fiscal no continente europeu é uma questão de curto prazo que tende a evoluir para uma solução. Por outro lado, a desaceleração do crescimento dessas economias é um problema mais grave, que se estenderá no longo prazo.

"Se houvesse crescimento na Europa como o estimado para os Estados Unidos, que chega a 3% este ano, provavelmente os agentes não se preocupariam com os altos déficits, pois se dariam conta que haveria uma expansão suficiente para uma estabilidade", afirmou Strauss-Kahn. "O pior problema da Europa é (a falta de) crescimento", completou.

(Vanessa Dezem | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host