UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 18h26

Bolsas americanas viram e Dow Jones fecha abaixo dos 10 mil pontos

SÃO PAULO - Depois de ensaiar presença em território positivo, Wall Street fechou em queda nesta quarta-feira.

O índice Dow Jones encerrou as operações abaixo dos 10 mil pontos pela primeira vez em três meses. A queda ficou em 0,69%, aos 9.974 pontos. O Nasdaq, por sua vez, perdeu 0,68%, aos 2.196 pontos. O S & P-500 recuou 0,57%, aos 1.068 pontos. O clima de cautela mais uma vez veio da Europa, permeada pela crise nas contas públicas. Os agentes prestaram atenção nas palavras do Secretário do Tesouro dos EUA Timothy Geithner, que afirmou que a União Europeia (UE) tem um bom plano para superar a crise da dívida, mas precisa de uma ação rápida.

Além disso, a China informou que está revendo sua participação em títulos da zona do euro, segundo revelou hoje o jornal Financial Times. A Administração do Estado da China para o Comércio Internacional (SAFE, na sigla em inglês), que detém cerca de US$ 630 bilhões em títulos da zona do euro em suas reservas, se mostrou preocupada com sua exposição às nações europeias em pior situação.

O pessimismo superou as valorizações no início desta sessão, que vieram com dados dos novos pedidos de bens duráveis nos Estados Unidos, que cresceram 2,9% em abril. Foi o quarto aumento nos últimos cinco meses e veio após uma ligeira baixa em março, observou o Departamento do Comércio do país em nota.

Também tinha trazido ânimo aos mercados o desempenho das vendas de novas casas nos EUA. Houve expansão de de quase 15% em abril, para taxa anual ajustada sazonalmente de 504 mil, o maior patamar desde maio de 2008. (Vanessa Dezem | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host