UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 08h08

Bolsas asiáticas fecham em alta; Hong Kong e Seul avançam mais de 1%

SÃO PAULO - As bolsas asiáticas ensaiaram uma recuperação nesta quarta-feira. Apesar das preocupações com a crise da dívida na Europa e com as tensões entre Coreia do Norte e do Sul, os agentes olharam para o desempenho de Wall Street na jornada passada, quando o tom negativo foi perdendo força na parte da tarde e os indicadores acionários terminaram com pequenas quedas.

O índice Nikkei, da bolsa japonesa, subiu 0,66%, para 9.522,66 pontos, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, avançou 1,1%, somando 19.196,45 pontos.

O Shanghai Composite, da China, fechou este pregão em alta de 0,12%, aos 2.625,79 pontos. Nem mesmo os conflitos entre as duas Coreias impediram uma valorização no índice Kospi, de Seul, de 1,36%, para 1.582,12 pontos. Na tarde de ontem, a Coreia do Norte anunciou corte dos laços com sua vizinha do Sul e se prepara para uma possível guerra no caso de um ataque.

Pyongyang reagiu às acusações sul-coreanas de que o Norte afundou uma embarcação de sua Marinha dias atrás, matando 46 militares. Os sul-coreanos já prometeram que vão punir o Norte pelo suposto ataque.

Apesar da tensão na Ásia, as quedas registradas na sessão de ontem aguçaram o apetite dos investidores, que também foram impulsionados pela recuperação dos preços das commodities. O mercado, porém, está de olho nas medidas da China para o crédito e os efeitos delas na economia daquele país e na demanda por matérias-primas.

(Francine De Lorenzo | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host