UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 12h43

Brasil conecta sete acessos a banda larga a cada minuto

BRASÍLIA - O Brasil conecta sete acessos de banda larga fixa e móvel a cada minuto, de acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Eduardo Levy. O números se referem ao total de 882.566 conexões efetivadas no primeiro trimestre de 2010.

A estimativa da Telebrasil consideram apenas as conexões por meio de acessos fixos e móveis, excluindo as novas habilitações por meio aparelhos celulares com tecnologia da terceira geração (3G).

A apresentação do diretor da Telebrasil foi realizada em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado. Segundo Levy, 71% dos acessos a banda larga possuem velocidade superior a 512 Kilobits por segundo (Kbps), enquanto o restante (29%) dispõem de conexão entre 64 Kbps e 512 Kbps.

Levy ressaltou que, até o ano passado, 4,8 mil municípios dispunham de infraestrutura de banda larga - denominado "backhaul". Até o fim de 2010, as companhias vão levar a rede para 5,5 mil municípios, de acordo com as metas fixadas pelo governo.

Durante a audiência que tratou do Plano Nacional de Banda Larga e da reativação da Telebrás, o diretor da Telebrasil se queixou do excesso de carga tributária a qual as empresas de telecomunicações são submetidas.

Segundo Levy, este é o fator que mais limitou a expansão dos serviços de banda larga no país. "Os tributos pagos no Brasil são praticamente o dobro aos dos demais países da América Latina", afirmou Levy. Segundo ele, a carga tributária brasileira no setor de telecomunicações equivale a 40,15%.

Ainda de acordo com Levy, além do excesso de tributos, os fundos setoriais recolhidos pela União - como Fust, Funttel e Fistel - não são aplicados no segmento de telecomunicações como forma de melhorar a qualidade e a eficiência do setor. Ele informou que 88,2% do total de R$ 36,5 bilhões recolhidos entre 2001 e 2009 não foi aplicado como determina a lei.

(Rafael Bitencourt | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host