UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 13h18

Consumo de energia elétrica no Brasil cresce 9,1% em abril

SÃO PAULO - O consumo nacional de energia elétrica teve crescimento de 9,1% em abril, na comparação com o mesmo período de 2009, informou hoje a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

No total, o consumo de eletricidade no mês passado foi de 35.366 gigawatts-hora (GWh). O crescimento foi mais forte na região Norte, onde o consumo avançou 11,4% em abril, em relação ao mesmo mês de 2009. O desempenho mais tímido ocorreu no Centro-Oeste, com alta de 2,1%, na mesma base de comparação. No Sudeste, o incremento foi de 10,9%, enquanto no Sul e no Nordeste houve alta de 4,6% e 10,4%, respectivamente.

O crescimento nacional continua sendo liderado pelas indústrias, cuja demanda por energia subiu 13% em abril, na comparação anual. Por sua vez, os consumos das residências e do setor comercial subiram 7,7% e 5,7%, respectivamente.

A EPE afirma que o resultado nas residências foi influenciado pelo aumento da renda e do crédito, que repercute na aquisição e uso de aparelhos eletrodomésticos, além do aumento da base de consumidores. Fora isso, também contribui para a alta neste ano a elevação das temperaturas, junto com a escassez de chuvas nas regiões mais quentes.

Já a demanda industrial é atribuída à retomada da produção dos setores extrativo mineral (principalmente minério de ferro) e siderúrgico no Sudeste, onde o consumo idustrial subiu 17,1% em abril, sobre o mesmo período de 2009.

Segundo o balanço, a demanda por energia elétrica brasileira no acumulado dos quatro primeiros meses de 2010 marcou alta de 9,5%, enquanto nos doze meses encerrados em abril a evolução foi de 2,7%.

(Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host