UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 10h33

Coreia do Norte expulsa funcionários do governo sul-coreano

SÃO PAULO - Acirrando o clima de animosidade na península coreana, a Coreia do Norte expulsou nesta quarta-feira oito funcionários do governo sul-coreano que trabalhavam em um complexo industrial conjunto localizado no país. De acordo com a agência de notícias Yonhap, a Coreia do Norte ameaça impedir o acesso dos sul-coreanos ao país caso a Coreia do Sul mantenha as ações contra sua vizinha do norte.

"Serão tomadas medidas para proibir totalmente a passagem de pessoas e veículos do lado sul na zona sob controle norte-sul na costa ocidental", alertou o governo de Pyongyang. "Se o lado sul persistir na divulgação de informações impressas e por radiodifusão, o exército norte-coreano será obrigado a tomar fortes medidas, incluindo ações físicas", ameaçou a Coreia do Norte em documento divulgado pela agência sul-coreana. A expulsão dos sul-coreanos aconteceu após a Coreia do Norte anunciar, nesta terça-feira, o rompimento de relações com a Coreia do Sul. A Yonhap destaca que o complexo industrial, que abriga cerca de 110 empresas sul-coreanas, empregando mais de 42 mil operários norte-coreanos, era considerado o último símbolo da possível união dos dois países.

O governo de Seul sinalizou que manterá as medidas punitivas contra o regime do norte, apesar das ameaças de sua vizinha. Os conflitos entre as duas Coreias se intensificaram nos últimos dias, após a Coreia do Sul acusar a Coreia do Norte de afundar um de seus navios de guerra, matando 46 tripulantes. Os norte-coreanos negam a acusação, apesar de um relatório realizado por especialistas de diversos países apontar que o torpedo que atingiu o navio foi fabricado pela Coreia do Norte.

A Coreia do Norte disse que vai suspender o diálogo com Seul, enquanto o presidente Lee Myung-bak estiver no cargo, e anunciou que vai aplicar "leis de guerra" para lidar com qualquer assunto inter-coreano futuramente.

(Francine De Lorenzo | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host