UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 08h45

Economias da OCDE se recuperam, mas riscos podem minar retomada

SÃO PAULO - A atividade econômica nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está se recuperando mais rapidamente do que o esperado. Contudo, a volatilidade nos mercados da dívida soberana e o superaquecimento nas economias de mercados emergentes apresentam riscos crescentes para esta retomada, avaliou o organismo no relatório "Perspectiva Econômica" mais recente, número 87.

"Os riscos para a recuperação global podem ser maiores agora, dadas a velocidade e a magnitude do fluxo de capitais nas economias de mercados emergentes e a instabilidade nos mercados da dívida soberana", ressaltou a OCDE em nota.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos países da OCDE deve crescer 2,7% este ano e 2,8% em 2011. Os dados são melhores do que aqueles contidos no documento passado, datado de novembro de 2009, quando era previsto crescimento de 1,9% em 2010 e de 2,5% nos 12 meses seguintes.

Nos Estados Unidos, o PIB deve ter expansão de 3,2% tanto neste ano como no próximo. Na zona do euro, as economias devem avançar 1,2% agora e 1,8% em 2011. A economia japonesa, por sua vez, deve registrar ampliação de 3% em 2010 e 2% no calendário seguinte.

(Juliana Cardoso | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host