UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/05/2010 - 14h51

Mantega fará novos cortes se reajuste de aposentados não for vetado

BRASÍLIA - Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vetar o reajuste de 7,7% para aposentados que ganham acima de um salário mínimo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai propor "novos cortes" no Orçamento da União.
"Temos que ter cautela com mais gastos públicos, senão perdemos a situação privilegiada que o Brasil tem hoje, de ter uma econômica sólida e equilibrada", disse.

Ressalvando que a decisão final será de Lula, Mantega disse que o governo não tem condições de garantir o aumento de 7,7% aprovado pelo Congresso Nacional para aposentados e pensionistas.

"Com 7,7%, teremos que fazer novos cortes" orçamentários, repetiu. Semana passada, o governo anunciou contingenciamento de R$ 10 bilhões em gastos da máquina federal, que se somaram a R$ 21,8 bilhões em março.
"Por isso, estou recomendando o veto ao Presidente, mas é claro que a decisão é dele", continuou Mantega. Ele destacou que desde janeiro está em vigor o reajuste de 6,14%, correspondente à variação da inflação (3,5% do INPC) mais 50% do PIB de 2008.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host