UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/05/2010 - 09h17

Facebook simplifica configurações de privacidade

SÃO PAULO - Nas próximas semanas, os mais de 400 milhões de usuários ativos da rede social Facebook passarão a contar com ferramentas simplificadas para alterar suas configurações de privacidade. As mudanças anunciadas pelo chefe executivo da empresa, Mark Zuckerberg, na tarde de quarta-feira, compreendem um controle único dos conteúdos do usuário, ferramentas mais poderosas para administrar informações do internauta e facilidade para desativar aplicativos na rede social.

A anúncio reflete uma série de críticas de usuários, grupos de defesa de privacidade, advogados e governos sobre configurações padronizadas no sistema que compartilham dados dos internautas tanto na rede como em sites de terceiros, muitas vezes sem o conhecimento dos usuários. Em abril, o Facebook anunciou uma ferramenta de ' personalização instantânea ' que compartilha informações do usuário com sites parceiros - inicialmente Microsoft Docs.com, Pandora e Yelp - usando dados públicos na rede social. A iniciativa foi criticada por estabelecer o compartilhamento de informações sobre os integrantes da rede como padrão, automaticamente.

Em um post publicado no blog do Facebook, Zuckerberg, explica que as alterações, que serão gradativas para usuários atuais e imediatas a novos integrantes da rede, refletem pedidos de usuários que buscam formas mais simples de controlar suas informações.

"Nós sempre oferecemos muitos controles, mas se você achar muito difícil usá-los, não sentirá que está no controle (...). Concordamos que é necessário aprimorar isto", explica o executivo em seu post aos usuários.

(Daniela Braun | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host