UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

27/05/2010 - 18h23

Presença da Portugal Telecom na Vivo é estratégica, diz premiê

SÃO PAULO - O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, disse hoje que a presença internacional da Portugal Telecom (PT) é de interesse estratégico ao país europeu, diante do assédio sobre a participação da companhia de telecomunicações na operadora brasileira Vivo.

A Telefónica, que divide o bloco de controle da Vivo com a PT, lançou uma oferta de 5,7 bilhões de euros para comprar a fatia dos portugueses, que já recusaram a proposta.

Hoje, a disputa ganhou novo episódio com a notícia do Diário Económico de que o empresário mexicano Carlos Slim - dono da América Móvil - negocia uma participação na Portugal Telecom para impedir o movimento da companhia espanhola. Em meio a tudo isso, Sócrates, que está em visita ao Brasil, afirmou hoje em entrevista a jornalistas que a Vivo é "muito importante" para a "dimensão internacional" da Portugal Telecom. Para ele, essa posição é fundamental para garantir os investimentos da empresa em áreas como pesquisa e desenvolvimento industrial.

"A Vivo é essencial para manter aquilo que é estratégico em Portugal nos domínios de inovação e pesquisa e desenvolvimento, além de desenvolvimento industrial", assinalou o premiê português, após encontro com empresários brasileiros na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Como relatou o Financial Times, a Telefónica não descarta lançar uma oferta hostil por ações da PT, no caso de fracasso na tentativa de um acordo com os portugueses dentro do bloco de controle da Vivo. No entanto, nesse caso, o governo português tem ações que conferem direito a veto (golden shares) a uma mudança na composição do controle na holding.

Apesar dessa possibilidade, Sócrates preferiu ser diplomático e disse hoje que o momento é de aguardar um entendimento entre as companhias da Península Ibérica.

Segundo ele, a Portugal Telecom decidiu apostar no Brasil há muitos anos e colhe hoje bons resultados dessa iniciativa.

(Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host