UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

28/05/2010 - 15h10

Bolsas europeias ficam de lado, com indicador fraco de consumo nos EUA

SÃO PAULO - As bolsas europeias encerraram a sexta-feira de lado, devolvendo parte das fortes altas de ontem.

O indicador de gasto do consumidor americano mostrou uma fraca leitura em abril, sinalizando que o ritmo da recuperação econômica pode diminuir. Vale lembrar que os mercados fecharam antes de tomar conhecimento do rebaixamento do rating da Espanha pela Fitch, para AA+.

Em Londres, o FTSE 100 apresentou baixa de 0,13%, aos 5.188 pontos; e o CAC-40, de Paris, recuou 0,29%, aos 3.515 pontos. O DAX, de Frankfurt, ficou em 5.946 pontos, com leve alta de 0,15%.

O Departamento do Comércio dos EUA mostrou que o gasto ficou inalterado no mês passado, pior resultado em sete meses. Alguns economistas previam alta de 0,3%. A renda pessoal, por sua vez, avançou 0,4%, menos do que o 0,5% de aumento esperado por alguns economistas.

As ações da BP despencaram 5% depois que a companhia informou que ainda serão necessários dois dias para se ter certeza se o procedimento de "top kill" para conter o vazamento de petróleo no Golfo do México surtiu efeito. A empresa estima gastos da ordem de US$ 900 milhões por conta das responsabilidades pela mancha de óleo.

Ainda no setor de petróleo, as ações da Shell subiram 0,41% depois da companhia anunciar a compra da East Resources, um dos maiores grupos de exploração de petróleo e gás natural dos Estados Unidos, por US$ 4,7 bilhões em dinheiro.
A companhia americana possui capacidade para produzir o equivalente a 10 mil barris de petróleo por dia no campo de Marcellus, uma das maiores formações de xisto betuminoso do mundo, que se estende por grande parte do nordeste dos Estados Unidos.

A seguradora Prudential devolveu parte dos ganhos de ontem, com perda de 1,1% nesta sexta-feira. A empresa retomou as discussões sobre o acordo com a AIG para compra das operações da empresa na Ásia.

(Téo Takar | Valor com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host