UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/05/2010 - 12h26

BC comunica encerramento de linha de empréstimo anticrise

BRASÍLIA - O Banco Central (BC) informou que obteve o reembolso total dos US$ 10,9 bilhões que emprestou a instituições financeiras como medida anticrise, entre outubro de 2008 e abril de 2009. A liquidação da última parcela, no valor de US$ 1 milhão, ocorreu na sexta-feira passada.

Em nota, o BC explica que os empréstimos deixaram de ser necessários com a rápida saída do Brasil da crise e a consequente recuperação da atividade econômica.

"A ausência de demanda por novos empréstimos a partir do segundo semestre de 2009 e a liquidação antecipada de grande parte dos valores emprestados demonstraram a força da economia brasileira na superação dos impactos sofridos como consequência da crise financeira internacional", diz a nota.

A autoridade monetária justifica que as operações "foram realizadas para permitir a elevação da liquidez do mercado financeiro e o adequado funcionamento da economia brasileira, durante a recente crise financeira internacional".

Os empréstimos do BC ajudaram não só os bancos a recompor liquidez própria em moeda estrangeira, como deram condições para que os bancos concedessem empréstimos em benefício de operações de exportadores e pagamento de compromissos externos por empresas não financeiras.

O BC fez 11 leilões, que geraram 137 contratos de empréstimos com 31 diferentes instituições financeiras nacionais. "Essas operações possibilitaram o financiamento de mais de 12,5 mil contratos de adiantamento de exportação e de 197 contratos de outras modalidades", segundo a nota.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host