UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/05/2010 - 12h37

Em jornada sem Londres, bolsa de Paris recua e Frankfurt tem alta

SÃO PAULO - As bolsas de valores da Europa operam sem rumo comum nesta segunda-feira. A situação das contas públicas dos países europeus continuam em pauta e geram clima de cautela.
Os investidores analisam as palavras do premiê chinês Wen Jiabao, que alertou para a vulnerabilidade da economia global com os riscos da dívida soberana dos europeus e a possibilidade de uma nova retração mundial.
Na França, o ministro do Orçamento, Francois Baroin, disse que manter a nota da dívida soberana do país nas agências de classificação de risco será difícil, sem alguns apertos fiscais.
Também estão sob análise discursos nos EUA, onde os mercados estão fechados hoje devido a feriado. O presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, afirmou que os problemas da dívida europeia poderão levar o banco central dos EUA a retardar a elevação das taxas de juros do país.
No âmbito corporativo, o destaque fica com a British Petroleum, cujas ações recuavam em Frankfurt, depois que a companhia afirmou que suas tentativas de contenção do vazamento de petróleo no Golfo não tiveram sucesso.
Em Londres, as bolsas não abriram devido a feriado. O CAC-40, de Paris, declinava 0,33%, aos 3.503,46 pontos. O DAX, de Frankfurt, ao contrário, avançava 0,20%, aos 5.957,99 pontos.
(Vanessa Dezem | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host