UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/05/2010 - 16h10

Ritmo de crescimento da atividade na construção civil recua em abril

BRASÍLIA - O ritmo de crescimento do nível de atividade na construção civil reduziu em abril, na comparação com março, quando registrou 53,9 pontos, 1,9 ponto abaixo dos 55,8 pontos, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela pesquisa mensal no setor. Apesar do recuo, o indicador ainda é positivo por situar-se acima da linha divisória dos 50 pontos (abaixo disso é considerado negativo).

O comportamento do mês passado diferenciou-se do ocorrido em março, quando o indicador tinha registrado alta de 2,6 pontos sobre o resultado de fevereiro, ficando em 55,8 pontos.

Já as pequenas companhias do setor de construção civil pisaram no freio, registrando diminuição da atividade e caindo da linha divisória. Saíram dos 51,4 pontos em março para 49,9 pontos. Também as médias e grandes empresas apresentaram menor expansão, de acordo com o levantamento, embora ainda tenham níveis bastante positivos.

As médias empreiteiras apontaram queda na atividade para 54,7 pontos, ante 57,4 pontos no mês anterior. E as três dúzias de grandes incorporadoras que operam no país saíram dos 58 pontos para 56,6 pontos em abril.

O recuo nos negócios, no primeiro mês do segundo trimestre do ano, não afetou as boas expectativas que os empresários da construção civil têm para este ano.

O indicador sobre a percepção relativa à evolução da atividade nos próximos seis meses subiu de 66 pontos em abril para 66,4 pontos em maio. O avanço mais esperado é com relação ao desenvolvimento de obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento PAC), que saiu de 64,3 para 64,9 pontos.

Mas o indicador sobre a criação de novos empreendimentos e serviços nos seis meses adiante recuou de 67,7 pontos para 66 pontos em maio. Sobre compras de insumos, o indicador que eram 66,1 em abril caiu para 65,1 pontos.

A pesquisa da CNI foi feita com 329 empresas, sendo 171 pequenas, 124 médias e 34 grandes, no período de 30 de abril a 20 de maio.

(Azelma Rodrigues/Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host