UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/06/2010 - 17h54

Consumo de importados supera produção para exportação no 1º trimestre

SÃO PAULO - O consumo interno (CI) de importados no primeiro trimestre superou, pela primeira vez desde 1999, a parcela da produção que é exportada (CE).

Segundo dados divulgados hoje pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o CI nos primeiros meses do ano foi de 20,7%, enquanto o CE ficou em 19,3%.

A entidade chama atenção ao fato da parcela exportada ter sofrido, de janeiro a março, a terceira queda consecutiva e atingido um dos patamares mais baixos dos últimos anos.

Em contrapartida, o CI apresentou a terceira alta seguida e alcançou o terceiro maior valor da série histórica, próximo dos valores dos dois últimos trimestres de 2008, no período pré-crise. Para a Fiesp, os números confirmam as previsões para o comércio exterior brasileiro em 2010. Ou seja, um cenário em que o total exportado possivelmente não retomará ao valor pré-crise, ao contrário do que o mercado prevê para as importações. "A combinação entre o baixo crescimento externo, câmbio valorizado e acúmulo de créditos tributários relativos às exportações, explicam a perda de mercado externo e o desvio das vendas para o aquecido mercado interno", afirmou o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) da FIESP, Roberto Giannetti da Fonseca.

(Fernando Taquari | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host