UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/06/2010 - 13h33

Governo define datas de leilões de fontes alternativas e hidrelétricas

BRASÍLIA - O Ministério de Minas e Energia divulgou hoje as datas de dois leilões para contratação de energia provenientes de fontes renováveis e para construção de novas hidrelétricas até 2015.

O leilão de fontes alternativas será realizado nos dias 18 e 19 de agosto para a contratação de empreendimentos de geração por meio de biomassa, eólica e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

Neste caso, a energia receberá da classificação de "reserva" para atender o mercado a partir de 2012/2013, caso o Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) julgar necessário.

Já o leilão de empreendimentos destinados à contratação de novas usinas hidrelétricas está previsto para dia 30 de julho. A energia gerada para os novos empreendimentos deverá atender à demanda das concessionárias de distribuição a partir de 2015.

Por atender a demanda cinco anos após a realização a licitação, o leilão denominado A-5 contará com seis hidrelétricas, que totalizarão a potência de mais de 1 mil megawatts.

A previsão inicial é que fosse realizado o leilão ainda em junho, mas por dificuldade de obter as licenças ambientais, o governo teve que adiar a licitação. As datas dos leilões foram divulgadas hoje em portaria ministerial, publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

(Rafael Bitencourt | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host