UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/06/2010 - 10h15

Varejo espera alta de 4,2% no faturamento com Dia dos Namorados

SÃO PAULO - O comércio varejista espera que as compras para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, incrementem o faturamento do setor em 4,2% este ano, na comparação com 2009. Segundo levantamento realizado pela Serasa Experian com mil executivos do varejo brasileiro, entre 10 e 17 de maio, 54% dos empresários entrevistados estão otimistas sobre um aumento nas vendas.

Embora a abertura da Copa do Mundo ocorra na véspera do Dia dos Namorados, 59% dos varejistas de todo o Brasil acreditam que o fato não deve impactar as vendas. Isso porque, para o mundial de futebol, o varejo está investindo nas promoções de eletrônicos, principalmente TVs de alta definição, de forma que não há relação com os produtos geralmente adquiridos para namorados.

Já outros 41% discordam, porque as compras para a Copa do Mundo devem deixar o consumidor mais endividado. Desta forma, ele pode querer economizar na hora de presentear a companheira, interferindo nas vendas de 12 de junho.

O principal presente do Dia dos Namorados deve ser o celular, aposta de 25% dos empresários ouvidos na pesquisa. O produto também foi o preferido no ano passado, por conta das constantes inovações dos aparelhos. As outras apostas são roupas, sapatos e acessórios, apontados por 22% dos varejistas, perfumes e cosméticos (19%), flores (15%), chocolates e doces (5%) e joias e relógios (5%).

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host