UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/06/2010 - 09h12

Após sete meses em queda, inadimplência volta a subir

SÃO PAULO - O índice de inadimplência do consumidor brasileiro apresentou crescimento de 1,9% em maio, a primeira alta desde outubro do ano passado, na comparação anual. Segundo a Serasa Experian, em relação ao mês anterior, o indicador também subiu, apresentando variação de 4,3%.

As dívidas com cartões de crédito e financeiras e as pendências com bancos foram as principais responsáveis pela elevação do indicador, com crescimento mensal de 8,1% e 2,5%, respectivamente. Para os economistas da Serasa, isso é reflexo do endividamento acelerado dos consumidores ao longo dos últimos trimestres. A entidade também menciona as taxas de juros crescentes.

Na avaliação da Serasa, a alta do indicador em maio ainda não é motivo para preocupação. Para a instituição, a elevação dos níveis de inadimplência não deverá ser muito acentuada durante o segundo semestre, tendo em vista as boas perspectivas para o crescimento econômico e para o mercado de trabalho.

Nos cinco primeiros meses do ano, no entanto, a inadimplência do consumidor acumula queda de 3,7%, o que pode ser explicado pela base de comparação. Nos primeiros meses de 2009, o país ainda enfrentava os efeitos da crise financeira mundial, enquanto no mesmo período de 2010, a economia crescia a pleno vapor.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host