UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/06/2010 - 11h21

Espanhóis e portugueses disputam leilão da Aneel com brasileiros

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje que 19 empresas do Brasil e Espanha e um consórcio formado por três empreendedores - entre eles, um de origem portuguesa - vão disputar o primeiro leilão de transmissão deste ano, previsto para amanhã.

Entre as estatais do grupo Eletrobras inscritas, estão Eletronorte, Chesf e Furnas. Ao todo, serão ofertados nove lotes com quatro linhas de transmissão e 11 subestações. Os empreendimentos serão implantados em sete estados (São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Alagoas e Bahia).

Na lista de empreendedores habilitados pela Aneel, constam ainda as empresas: Abengoa Concessões Brasil Holding; Afluente Transmissão de Energia Elétrica; Alupar Investimento; ATP Engenharia; Cobra Instalaciones y Servicios; Copel Geração e Transmissão; Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep); Desenvix; Elecnor Transmissão de Energia; Empresa Amazonense de Transmissão de Energia (EATE); Empresa de Transmissão de Energia do Rio Grande do Sul (RS Energia); Engeglobal Construções; FR Incorporadora; Isolux Ingenieria; Orteng Equipamentos e Sistemas; e Transmissora Aliança de Energia Elétrica. O único grupo de empresas formado foi o Consórcio Atlântico (ARM), com as empresas Telecomunicações e Serviços de Engenharia, com 40% de participação, ARM Energia e Serviços de Engenharia, com 20%, e a portuguesa Construção e Manutenção Electromecânica (CME), com 40%.

O leilão será promovido pela própria Aneel, às 10 horas, na BM & FBovespa, em São Paulo. Vencerá o empreendedor que oferecer o menor valor de Receita Anual Permitida (RAP) em cada lote.

As linhas de transmissão terão a extensão total de 708 quilômetros que vão reforçar a rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN) a partir de 2012. A expectativa de investimentos é da ordem de R$ 700 milhões.

(Rafael Bitencourt | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host