UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/06/2010 - 07h37

Juros na Europa centram atenções nesta quinta-feira

SÃO PAULO - O tema política monetária é destaque na agenda desta quinta-feira. Hoje, o mercado assimila a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que subiu a taxa básica em 0,75 ponto percentual, para 10,25%. Ao contrário das decisões de março e abril, o mercado foi para essa reunião com um consenso fechado e ele foi confirmado. Por isso, não é esperada grande movimentação no mercado de juros futuros nesta sessão.

Taxa básica de juros também é o tema central na Europa. O Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) estão reunidos hoje. A expectativa, e não poderia ser outra, é de estabilidade da taxa básica em 1% na zona do euro e em 0,5% no Reino Unido. Por aqui, a agenda perde fôlego depois de dois dias carregados. Será conhecido, apenas, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Nos Estados Unidos, os investidores recebem a balança comercial de abril, os pedidos semanais por seguro-desemprego e o resultado orçamentário do Tesouro. O período da noite reserva uma série de indicadores da economia chinesa. São esperadas a produção industrial, vendas no varejo e índices de inflação no ataco e no varejo. A semana acaba com a reação a esses números chineses e a divulgação da primeira prévia do IGP-M e do comportamento do comércio varejista nos EUA.

(Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host