UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/06/2010 - 15h20

Meirelles diz que Brasil está preparado para enfrentar crise europeia

SÃO PAULO - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, classificou a crise europeia como séria, mas voltou a destacar que o Brasil está bem preparado para enfrentá-la. "Trabalhamos para o pior, mas esperamos o melhor", disse Meirelles nesta quinta-feira ao participar do 3° Fórum Brasil - EUA, que acontece nesta quinta-feira em São Paulo.

Segundo o presidente do BC, o país está muito bem posicionado para enfrentar crises, contando com amplas reservas, câmbio flutuante e previsibilidade econômica. A prova de que o Brasil tem condições de superar períodos de adversidade, segundo Meirelles, é o desempenho da economia nos últimos meses. "As crises têm o seu custo, mas para o Brasil o resultado tem aspectos extremamente favoráveis", ressaltou.

Dentre as transformações no cenário mundial decorrentes das crises nos Estados Unidos e na Europa, Meirelles destacou a maior participação do Brasil nas decisões internacionais e a solidez fiscal dos países emergentes. "É importante que a voz dos emergentes seja bem ouvida", afirmou. O país, de acordo com o presidente do BC, dispõe hoje de maior representatividade nos órgãos internacionais, visando promover uma nova cooperação no centro financeiro internacional.

(Francine De Lorenzo | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host