UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/06/2010 - 11h47

PIB do Japão cresce 5% no primeiro trimestre após revisão

SÃO PAULO - O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão no primeiro trimestre deste ano cresceu pouco mais do que o estimado inicialmente, na comparação anual, informou nesta quinta-feira o Departamento do Gabinete do país asiático.

A expansão da atividade econômica entre janeiro e março foi de 5% contra igual período de 2009. O dado não-revisado apontava para uma alta de 4,9%.

Já em relação ao último trimestre do ano passado, não houve diferença entre o dado revisado e a leitura preliminar, que indicava um crescimento de 1,2%.

O crescimento da economia japonesa nos primeiros três meses deste ano foi o mais significativo desde o segundo trimestre de 2009. Essa aceleração se deve à expansão do consumo, que foi estimulada pelas medidas anticíclicas adotadas pelo governo da ilha asiática em meio à crise financeira mundial, e ao crescimento das exportações, especialmente a países asiáticos emergentes. Em Tóquio, após a divulgação deste dado, o índice Nikkei avançou, encerrando a sessão com alta 1,1%, aos 9.542 pontos.

(Karin Sato | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host