UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/06/2010 - 09h42

Bolsas europeias operam em alta, com destaque para bancos

SÃO PAULO - As principais bolsas da Europa operam em alta nesta sessão, impulsionadas principalmente pelos papéis de bancos. Isso pode indicar que o mercado acionário está superando o susto tomado ontem, após o anúncio da decisão da agência de classificação de risco Moody´s de rebaixar o rating da Grécia, que ficou em grau especulativo.

A divulgação do rebaixamento foi feita após o fechamento da sessão de segunda-feira. No início dos negócios hoje, as bolsas tinham baixa. Os investidores souberam nesta jornada que a balança comercial da zona do euro foi superavitária em 1,8 bilhão de euros em abril. Um ano antes, o saldo positivo foi maior, de 2,6 bilhões de euros. Em março de 2010, o superávit comercial correspondeu a 4,5 bilhões de euros.

Outra pesquisa divulgada revelou que a confiança do investidor na Alemanha caiu fortemente em junho, apontou pesquisa do instituto ZEW. O indicador que mede esse sentimento ficou 17,1 pontos abaixo da leitura de maio, passando de 45,8 para 28,7. O organismo observou que os especialistas do mercado financeiro esperam um enfraquecimento da recuperação econômica alemã em direção ao fim do ano.

Há minutos, o londrino FTSE-100 tinha elevação de 0,4%, aos 5.223 pontos. O CAC-40, de Paris, ganhava 0,64%, para 3.649 pontos. O DAX, de Frankfurt, subia 0,5%, aos 6.156 pontos. Entre os destaques de alta estavam as instituições financeiras Société Générale e UBS, com alta superior a 2%. (Karin Sato | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host