UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

15/06/2010 - 18h34

Perspectiva do sistema bancário brasileiro é estável, diz agência de risco

SÃO PAULO - Em relatório divulgado nesta terça-feira, a agência de classificação de risco Moody's afirmou que a perspectiva para as principais condições de crédito do sistema bancário brasileiro nos próximos 12 a 18 meses é estável.

Segundo a instituição, a avaliação reflete a recuperação econômica e as perspectivas de crescimento, bem como o potencial favorável para a geração de resultados.

"A perspectiva estável também reflete a visão de que os fundamentos financeiros dos bancos se beneficiarão da robusta criação de empregos e consumo, e também das condições de liquidez normalizadas, principalmente no âmbito doméstico, que apoiarão o crescimento do crédito e a qualidade de ativos", disse a Moody ' s.

Na avaliação de Ceres Lisboa, chefe de crédito sênior da Moody ' s, o ciclo de crédito é sustentável no Brasil, mas as perspectivas positivas para o país elevam a possibilidade de sobre-endividamento dos consumidores e, até mesmo, da criação de bolhas, caso o ritmo de expansão do crédito seja excessivo. Lisboa também avalia que a competição no sistema bancário deve continuar intensa.

"Os bancos com gestão de risco e franquias de negócios menores podem ser os mais afetados pela compressão das margens e alavancagem elevada, assim como por ameaças à qualidade dos ativos. Portanto, a manutenção da disciplina de risco diante das crescentes pressões competitivas será um desafio importante para o sistema", alertou a executiva, no relatório.

(Beatriz Cutait | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host