UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

16/06/2010 - 18h06

Copa do Mundo impulsiona vendas do comércio no início de junho

SÃO PAULO - A Copa do Mundo impulsionou as vendas na primeira quinzena de junho e, junto com a chegada do frio, alterou o desempenho habitual do comércio no período, apurou a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Isso porque, em junho, as vendas costumam ser mais fracas na comparação com maio, mês do Dia das Mães, historicamente a melhor data para o comércio, depois do Natal.

Nos primeiros 15 dias do mês, o número de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC), que indicam o volume de vendas a prazo, como de televisores, cresceu 8,8% ante o mesmo período de maio. No SCPC/Cheque, que mensura as vendas à vista, a alta foi de 13%, ajudadas pela compra de roupas de inverno e materiais esportivos relacionados ao mundial de futebol.

Na comparação com a primeira quinzena de junho do ano passado, o crescimento foi de 10,7% no número de consultas ao SCPC e de 3,4% ao SCPC/Cheque. A inadimplência no comércio segue em trajetória de queda. No início de junho, o número de carnês em atraso caiu 3,3% na comparação anual, enquanto o volume de dívidas quitadas ou renegociadas cresceu 3,6%.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host