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16/06/2010 - 12h38

Setor de serviços mostra acomodação no segundo trimestre

BRASÍLIA - Alinhado aos demais indicadores, o novo Índice de Confiança de Serviços (ICS), divulgado hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), deixa claro que a expansão da atividade sofreu uma acomodação no segundo trimestre em relação ao forte ritmo dos três primeiros meses do ano, sem que os empresários tenham perdido o otimismo para o resto de 2010.

O ICS vem recuando desde março de 2010, de 135,5 pontos para 134 pontos em abril e 133,4 pontos em maio. Começou o ano em 129,9 pontos, subindo a 132,1 pontos em fevereiro.

Na avaliação do consultor da FGV, Silvio Sales, apesar do segundo recuo consecutivo, o ICS aponta que o otimismo do empresariado do setor pesquisado, que representa 33% do Produto Interno Bruto (PIB), continua em alta. Ele destacou que o nível de maio está próximo ao pico registrado na curta série iniciada em junho de 2008, que marcou 138,4 pontos em agosto daquele ano.

Sales lembrou que o comportamento do ICS (que exclui comércio, setor público, sistema financeiro, por exemplo) está em linha com o de outros indicadores que estão apontando uma desaceleração da indústria e do comércio, por exemplo, em relação ao forte crescimento no primeiro trimestre do ano.

Ele avaliou ainda que o ICS está, de fato, cumprindo o seu papel "de antecipar" a percepção das empresas de serviço sobre a dinâmica da economia. As expectativas sobre demanda e negócios nos próximos três, por exemplo, também caíram nos dois primeiros meses do segundo trimestre. Saiu de 153,0 pontos em março para 148,6 pontos em abril e 147,4 pontos em maio (acima de 100 pontos é otimismo).

Já as avaliações das 2.084 empresas pesquisadas sobre negócio e demanda no momento da pesquisa apontaram estabilidade. O Índice de Situação Atual ficou em 119,4 pontos em abril e maio, patamar superior à média de março (118,0 pontos).

O ICS apura o comportamento dos negócios em sete áreas: alimentação; alojamento; limpeza, atividades jurídicas e contábeis; transporte em geral; informação; imobiliárias e aluguel; manutenção e reparação e outros.

(Azelma Rodrigues |Valor)

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