UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/06/2010 - 14h20 / Atualizada 25/06/2010 - 14h48

Bolsas europeias recuam com revisão do PIB dos EUA e BP

SÃO PAULO - As bolsas europeias recuaram novamente nesta sexta-feira, influenciadas pelos dados do PIB americano, pela reforma do sistema financeiro do país, e ainda pela forte queda das ações da BP.

Entre as principais bolsas da região, o FTSE 100, de Londres, caiu 1,05%, para 5.046 pontos; o CAC-40, de Paris, recuou 1,00%, aos 3.520 pontos; e o alemão DAX perdeu 0,73%, aos 6.071 pontos.

Os investidores acompanharam hoje a revisão do PIB dos EUA no primeiro trimestre, que ficou em 2,7%, abaixo dos 3% informados na última revisão do indicador.

Outro tema que mereceu atenção foi a reforma do sistema financeiro americano. O presidente Barack Obama se disse "satisfeito" com o acordo alcançado pelo Congresso sobre as mudanças nas regras de Wall Street.

O projeto ainda vai à votação final na Câmara e Senado e a expectativa dos legisladores é de entregá-lo a Obama no dia 4 de julho. O presidente do EUA se disse otimista com a chance de aprovação.

O principal destaque de baixa foi a ação da BP, que perdeu 6% e atingiu a menor cotação em 14 anos. A empresa informou hoje que os custos para conter o vazamento de petróleo no Golfo do México já somam US$ 2,35 bilhões. Mas o que realmente afetou os papéis da empresa foi a aproximação de uma tempestade tropical na região do vazamento, o que deve complicar ainda mais os trabalhos de contenção.

Outra notícia de hoje, no mínimo curiosa, é a decisão da Grécia de colocar à venda algumas de suas 6 mil ilhas, com o objetivo de honrar suas dívidas, destaca o jornal britânico The Guardian. Segundo a reportagem, uma região em Mykonos, um dos principais destinos turísticos da Grécia, estaria à disposição de interessados para aquisição.

(Téo Takar | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host