UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/07/2010 - 08h21

Bolsas asiáticas fecham em queda; dados da China e EUA atraem atenções

SÃO PAULO - Os investidores nos mercados acionários da Ásia voltaram a demonstrar preocupação com a economia mundial após novos dados econômicos dos Estados Unidos e da China.

O clima de incerteza foi ainda fomentado pela notícia de que a agência de classificação de risco Moody´s pode rebaixar a nota de crédito da Espanha.

No Japão, o índice Nikkei 225, da bolsa de Tóquio recuou 2,04%, para 9.191,60 pontos, apesar da notícia de melhoria na confiança dos empresários do país.

Na China, o índice Shanghai Composite, da bolsa de Xangai, caiu 1,02%, aos 2.373,79 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng teve baixa de 0,59%, aos 20.128,99. Na bolsa de Taipé, o Taiwan Taiex sofreu desvalorização de 1,03%, aos 7.254,06 pontos e, em Seul, o Kospi caiu 0,71%, aos 1.686,24 pontos. Na Austrália, o S & P/ASX 200, da bolsa de Sydney, recuou 1,49%, para 4.237,50 pontos.

A Federação de Compra e Logística da China mostrou que o índice que mede o desempenho da atividade manufatureira saiu de 53,9 em maio para 52,1 em junho. Apesar da queda, o resultado segue acima de 50, que separa a expansão da contração.

Os mercados asiáticos também reagiram aos números de emprego do setor privado nos Estados Unidos, que foram divulgados ontem. A ADP, empresa que processa folhas de pagamentos, informou que o setor privado não agrícola dos Estados Unidos criou 13 mil postos de trabalho em junho, registrando o quinto mês consecutivo de aumento de empregos no setor. O resultado ficou aquém do esperado por muitos economistas.

Reforçando a piora no cenário global, a Moody´s colocou sob revisão sua avaliação da dívida soberana espanhola, ameaçando reduzi-la em até dois níveis.

A Fitch e a Standard & Poor´s já rebaixaram a classificação de risco da Espanha, devido à deterioração da economia e os desafios que se têm ante as dificuldades orçamentárias do país.

(Francine De Lorenzo | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host