UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/07/2010 - 13h21

Leilão do trem-bala deve acontecer em novembro

BRASÍLIA - O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira que no edital de licitação do trem de alta velocidade - o trem-bala, que interligará as cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas - será publicado até o fim da próxima semana. O leilão, segundo ele, está previsto para acontecer em novembro.

Com a definição do consórcio vencedor, o governo terá o traçado definitivo da obra e poderá dar início à fase de licenciamento ambiental. A expectativa do diretor da ANTT é de que até o final do próximo ano as obras sejam inicializadas. O prazo máximo para entrega do empreendimento é o final de 2016.

Figueiredo considera que há interesse dos empreendedores em antecipar o início das operações. Ele esclareceu que a estatal que será criada para absorver a tecnologia do consórcio vencedor será capitalizada em R$ 3,4 bilhões e deterá uma participação de 33% na sociedade de propósito específico que será criada. Esses recursos, de acordo com o diretor-geral da ANTT, serão provenientes do Tesouro Nacional. A nova estatal, que se chamará Empresa do Trem de Alta Velocidade (ETAV), deverá ser criada em 2011, antes da assinatura dos contratos. O ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, defendeu que a constituição da empresa seja feita o quanto antes. "Ela vai absorver toda a tecnologia e conhecimento utilizadas no desenvolvimento do projeto até o início da operação dos trens", afirmou o ministro, que não informou quantos funcionários comporão o quadro da empresa. Passos apenas disse que será "reduzido e altamente qualificado".

(Rafael Bitencourt | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host