UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/07/2010 - 16h10

Setor de serviços lidera investimento empresarial no 1º trimestre

SÃO PAULO - O setor de serviços liderou os investimentos empresariais no primeiro trimestre do ano, aponta pesquisa da Serasa Experian. De acordo com o estudo, os recursos alocados pelo segmento representaram 12,6% do faturamento líquido no período, uma elevação de 0,9 ponto percentual em relação aos primeiros três meses do ano passado.

As empresas do setor comercial também mostraram boa recuperação nos níveis de investimento no trimestre, passando de 1,9% do faturamento líquido em 2009 para 2,5% este ano.

Já a indústria revelou queda nos investimentos - de 6,8% no ano passado para 6,2% -, por conta da elevada capacidade ociosa, reflexo da crise financeira internacional. "As empresas deste segmento atravessaram 2009 em processo de reaproveitamento da capacidade instalada na medida em que a economia brasileira recuperava-se da recessão", explica a Serasa.

No levantamento foram analisados os dados contábeis de 500 empresas. No primeiro trimestre, o investimento desse grupo representou 8,3% do faturamento líquido. Nos três primeiros meses de 2008, o número era menor, de 7,7%.

Para os próximos meses, a expectativa dos economistas da entidade é de que os investimentos se mantenham para atender à expansão da demanda, especificamente projetos de infraestrutura, como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O processo de elevação da taxa básica de juros iniciado em abril, no entanto, deve conter o nível de investimento, que apresentará taxa de crescimento menor, projeta a Serasa.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host