UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/07/2010 - 15h39

Mesmo com Copa, comércio cresce apenas 0,1% em junho

SÃO PAULO - Mesmo com ajuda da Copa do Mundo, a atividade do comércio varejista no país cresceu apenas 0,1% em junho, na comparação com o mês anterior. Segundo pesquisa realizada pela Serasa Experian, o mundial de futebol elevou as vendas do segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática em 1,5% no período.

No entanto, todos os demais setores varejistas registraram recuo. O segmento de material de construção apresentou a queda mais expressiva, de 4,2%. Na avaliação da Serasa, o fim do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) reduzido tem sido crucial para o comércio de veículos, motos e peças, grupo que recuou 4,1%.

Na comparação com junho de 2009, as vendas do comércio varejista apresentaram alta de 9,2%. É a primeira vez desde outubro que, na comparação anual, o indicador de crescimento fica abaixo de 10%.

Esse desempenho deve se tornar frequente agora, analisa a Serasa, tendo em vista a tendência de desaquecimento econômico. Além disso, a base de comparação torna-se mais elevada, já que, no ano passado, a economia começou a acelerar justamente a partir do segundo semestre.

Nos seis primeiros meses de 2010, a atividade do comércio acumula crescimento de 10,7%. Na sondagem, a Serasa levou em conta o volume de consultas realizadas por mais de 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host