UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/07/2010 - 12h53

Demanda do consumidor por crédito cai 10,2% entre maio e junho

SÃO PAULO - A demanda do consumidor brasileiro por crédito desacelerou fortemente em junho, apresentado recuo de 10,2% em relação a mês anterior, informou hoje a Serasa Experian. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador mostrou crescimento de 4%.

Os economistas responsáveis pela pesquisa atribuem a queda na procura por crédito em junho à Copa do Mundo, que comprometeu três dias úteis do mês. Além disso, o fato de o Dia das Mães, comemorado em maio, ser mais forte em termos de vendas à prazo e financiamentos, constituiu uma base de comparação elevada.

No acumulado do primeiro semestre no ano, a demanda por crédito aumentou 16,6%, ante os primeiros seis meses de 2009. O crescimento mais acentuado ficou por conta dos consumidores de menor renda, com ganho mensal de até R$ 500. A demanda desse grupo mostrou incremento de 26,6% no período. Na análise por região, a corrida ao crédito foi liderada pelo nordeste, com crescimento de 18,2% no semestre. Na avaliação dos economistas, a incidência maior de consumidores de baixa renda, que se destacaram em termos de busca por crédito este ano, são elementos que explicam a dianteira da região no ranking nacional.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host